Postado em: 07/04/2021 por Rotary Club de Teresópolis
Considerando a perspectiva de que os rotarianos são pessoas que se preocupam com o mundo, querem que ele seja um lugar melhor e compreendem o mundo, como o seu quintal, é impossível acompanhar os efeitos das mudanças climáticas nas comunidades próximas e não movimentarmos o clube, para agir. Dessa forma, ao tomarmos ciência de que algumas nascentes localizadas no interior da cidade de Teresópolis já secaram e outras começam a dar sinal de que terão o mesmo fim, a Comissão de Projetos Humanitários e a Comissão de Programação, elaborou o presente projeto para, junto com a comunidade que depende dessa água, protegermos a nascente. O meio ambiente está interligado a cada uma das cinco áreas de enfoque e, por isso, cuidar do meio ambiente deve ser nossa maior missão, e devemos dar a ela a importância que merece.
A população do bairro de Providência, localizado no 2º Distrito da cidade de Teresópolis, é composta, de acordo com o Censo(2010), por 392 pessoas, que dependem dessas nascentes e reconhecem a importância de um trabalho de preservação. A água oriunda é utilizada tanto pela Escola Municipal Albino Teixeira da Rocha, quanto pela Igreja local e pelos moradores para o preparo da alimentação, higiene pessoal, fazer a limpeza do ambiente físico, irrigar as lavouras, hidratar os animais e demais necessidades.
Buscamos o apoio do proprietário das terras onde se localiza essa primeira nascente, Fazenda Baronesa, para a realização do projeto, Sr Carlos Henrique, médico carioca. Firmamos a parceria com o Programa Replantando Vida, da CEDAE, com a Prefeitura de Teresópolis e com a comunidade, a quem escutamos as dúvidas, propostas, orientamos e explicamos as etapas do projeto, de modo que os moradores não apenas se envolvessem, mas estivessem à frente, ativos em cada etapa. É de extrema relevância essa apropriação por parte da comunidade, uma vez que desse trabalho coletivo, assim como do seu monitoramento e manutenção, dependerá o êxito desejado: o desenvolvimento das 850 mudas, responsáveis pela qualidade da água que consomem.
As visitas ao local da nascente iniciaram-se em agosto de 2020. Em outubro de 2020, fizemos a reunião com a comunidade, onde ocorreu a distribuição de funções. As duas áreas começaram a ser cercadas em novembro de 2020. As covas abertas no início de dezembro de 2020 e a etapa do plantio das 850 mudas foi concluída em 24 janeiro de 2021. Momento de grande alegria para todos os envolvidos. Através de visitas mensais, os moradores farão o registro através de fotografias e vídeos, para que possamos acompanhar o andamento do projeto. Registre-se que a manutenção é essencial para o êxito do projeto, pois deverão ser feitas roçadas periódicas, para evitar que o mato venha a invadir e sufocar as mudas.
O projeto foi iniciado em agosto de 2020 e concluído em janeiro de 2021.
História
Presidentes
Conselho Diretor
Comissões de Trabalho
Mensagem do Presidente
Associados
Intercambiados
Rotary International
Brazil Office
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios